• (31) 3031-2330
  • arraes@arraeseditores.com.br
Digite o que você procura

Consumidor-Empresário

A defesa do finalismo mitigado

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Autor: Júlio Moraes Oliveira

ISBN: 9788562741418

Edição:

Ano: 2012

Número de páginas: 146

Tipo de acabamento: Brochura

Formato: 16x23

Disponível: Em estoque

Selo conselho

Preço

de R$79,62

por R$34,24

Cálculo de frete

 

Detalhes

O livro trata do conceito de consumidor no Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078/90. A lei é um marco no direito privado brasileiro. Mesmo com 21 anos de existência, o conceito de consumidor ainda gera polêmica. Qual o motivo disso? É exatamente a redação do art. 2º, caput, que elenca a pessoa jurídica como consumidora. Num primeiro momento, a doutrina filiou-se à corrente chamada de Maximalista, que defendia a aplicação irrestrita do Código a todos que realizassem uma operação de consumo, inclusive a pessoa jurídica.

Posteriormente, a corrente finalista foi ganhando adeptos. Para a corrente finalista, só pode ser considerado consumidor aquele que adquire o produto como destinatário final do produto, em regra a pessoa natural (indivíduos). Com a discussão dessas correntes, surgiu o chamado “finalismo mitigado ou aprofundado”, que é um meio termo entre o maximalismo e o finalismo. Para o finalismo mitigado, o CDC pode ser aplicado ao consumidor-empresário (pessoa jurídica), em situações excepcionais em que a vulnerabilidade pode ser constatada no caso concreto. Essa interpretação tem sido considerada uma interpretação mais madura, um equilíbrio entre o texto da lei e os princípios do Código de Defesa do Consumidor. O livro aponta toda essa evolução do conceito de consumidor com várias decisões do STJ e de tribunais do Estado.

Queremos saber sua opinião

Produto: Consumidor-Empresário

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade

Informação Adicional

Subtítulo A defesa do finalismo mitigado
ISBN 9788562741418
Autor Júlio Moraes Oliveira
Edição
Ano 2012
Número de páginas 146
Tipo de acabamento Brochura

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Mind