• (31) 3031-2330
  • arraes@arraeseditores.com.br
Digite o que você procura

DIREITO INTERNACIONAL:

Ensino e pesquisa no Brasil

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Autor: WAGNER MENEZES E HENRIQUE MARCOS (ORGANIZADORES)

ISBN: 9786559291342

Edição:

Ano: 2022

Número de páginas: 494

Tipo de acabamento: Brochura

Formato: 16x23cm

Disponível: Em estoque

Selo conselho

Preço

de R$182,08

por R$145,66

Cálculo de frete

 

Detalhes

https://issuu.com/arraeseditores/docs/893_direitointernacional_1capa

Este livro começou a ser gestado a partir do "Encontro Brasileiro de Professores de Direito Internacional" que ocorreu entre os dias 28 e 29 de junho de 2019, na cidade de Campos do Jordão - São Paulo, sob os auspícios da Academia Brasileira de Direito Internacional - ABDI. A partir de então, vários professores de diferentes partes do país trouxeram suas experiências docentes e se debruçaram na produção de artigos com a finalidade de discutir e debater a pesquisa e o ensino do Direito Internacional no Brasil. O livro foi organizado em três partes: (i) desafios práticos e teóricos, (ii) experiências e análises e (iii) propostas didático-pedagógicas. Ao longo dos capítulos, estas três partes dialogam transversalmente, permitindo uma compreensão aprofundada sobre os diferentes temas que compõem a obra como: as diretrizes curriculares e o ensino do Direito Internacional; a crise do ensino de Direito Internacional; ensino do Direito Internacional e experiência em sala de aula; metodologia de pesquisa e Direito Internacional; o ensino de Direito Internacional durante a pandemia; os congressos de Direito Internacional; o ensino do Direito Internacional Privado; as clínicas de Direitos Humanos; o ensino do Direito do Comércio Internacional; novos modelos do processo de ensino-aprendizagem e o Direito Internacional; metodologias ativas, os estudos de método-caso do Direito Internacional; as competições simuladas e sua importância para o aprendizado de Direito Internacional; o cinema e grupos de pesquisa em Direito Internacional entre outras leituras e abordagens críticas. Trata-se, portanto, de obra que retrata o conhecimento e o esforço de renomados e experientes professores de universidades de todos país e que é instrumento fundamental para pesquisadores que desejam compreender o processo de ensino e pesquisa da disciplina no país, bem como profissionais do ensino superior, professores que poderão conhecer diferentes experiências desenvolvidas em todo país no exercício da pesquisa e do magistério em Direito Internacional, oferecendo, assim, conteúdo com rica leitura e reflexão.

PREFÁCIO DE FRANCISCO REZEK

AUTORES: Ana Carolina Barbosa Pereira Matos ; Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian ; Antônio Ítalo Hardman ; Antônio Márcio da Cunha Guimarães ; Aruan Duarte Guerra Fonteles de Lima ; Augusto Jaeger Junior ; Caio Leal Messias ; Clarisse Laupman ; Claudia Lima Marques ; Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro ; Cláudio Finkelstein ; Clayton Vinicius Pegoraro de Araujo ; Daniela Bucci ; Francisco Rezek ; Graziela Tavares de Souza Reis ; Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira ; Henrique Marcos ; Joana Stelzer ; Joséli Fiorin Gomes ; Júlia Marssola ; Juliana Cristina Vasconcelos Maia ; Juliana Oliveira Domingues ; Leandro Caletti ; Luciano Meneguetti Pereira ; Luís Alexandre Carta Winter ; Maria Creusa de Araújo Borges ; Maria Luiza Baillo Targa ; Mariana Sebalhos Jorge ; Nadia De Araujo ; Natalia Mascarenhas Simões Bentes ; Patricia Ayub Da Costa ; Renata Alvares Gaspar ; Roberto Luiz Silva ; Rudá Ryuiti Furukita Baptista ; Tânia Lobo Muniz ; Tarin Cristino Frota Mont’alverne ; Tatiana Cardoso Squeff ; Thiago Giovani Romero ; Thiago Paluma ; Vinícius Villani Abrantes ; Wagner Menezes ; Wanda Helena Mendes Muniz Falcão ; William Paiva Marques Júnior

Sumário

PREFÁCIO Francisco Rezek...........................................................................................................

APRESENTAÇÃO Wagner Menezes; Henrique Marcos...........................................................................

PARTE 1

DESAFIOS PRÁTICOS E TEÓRICOS...........................................................

Capítulo 1

O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL NO BRASIL: APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE DIRETRIZES CURRICULARES

Wagner Menezes .........................................................................................................

Capítulo 2

A PERMANENTE CRISE DO ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL NO BRASIL

Luís Alexandre Carta Winter....................................................................................

Capítulo 3

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL: UM RELATO QUE PARTE DE EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA

Clayton Vinicius Pegoraro de Araujo........................................................................

Capítulo 4

DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA METODOLOGIA DO ENSINO JURÍDICO E DA PESQUISA EM DIREITO INTERNACIONAL

William Paiva Marques Junior................................................................................ 

Capítulo 5

O SISTEMA JURÍDICO DE DIREITO INTERNACIONAL EM PERSPECTIVA GLOBAL E HUMANISTA

Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro.....................................

Capítulo 6

O DIREITO INTERNACIONAL COMO DIREITO À LEI: UMA CRÍTICA

Leandro Caletti; Joana Stelzer...................................................................................

Capítulo 7

O ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

Augusto Jaeger Junior; Mariana Sebalhos Jorge........................................................

Capítulo 8

O ESTADO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA E O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UMA OBRIGAÇÃO INTERNACIONAL E COMO PARTE DO IUS COGENS

Maria Creusa de Araújo Borges................................................................................

PARTE 2

EXPERIÊNCIAS E ANÁLISES..........................................................................

Capítulo 9

OS CONGRESSOS DE DIREITO INTERNACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO ATOR JURÍDICO

Renata Alvares Gaspar..............................................................................................

Capítulo 10

A RELAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) E O CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO INTERNACIONAL (CBDI): RECÍPROCA DISSEMINAÇÃO DO ENSINO E PESQUISA DO DIREITO INTERNACIONAL

Patricia Ayub da Costa; Tânia Lobo Muniz............................................................

Capítulo 11

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: A EXPERIÊNCIA DA PUC-RIO E UMA PROPOSTA PARA O FUTURO

Nadia de Araujo........................................................................................................

Capítulo 12

DEMONSTRAÇÃO DA NECESSIDADE DE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR TURISTA A PARTIR DE PESQUISA REALIZADA NO ÂMBITO DA UFRGS: A PESQUISA NA PRÁTICA

Claudia Lima Marques; Tatiana Cardoso Squeff; Maria Luiza Baillo Targa ........................................................................................

Capítulo 13

DIREITO INTERNACIONAL DOS IMIGRANTES: APRENDIZADO A PARTIR DE CASOS REAIS ATENDIDOS PELA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ

Natalia Mascarenhas Simões Bentes; Juliana Cristina Vasconcelos Maia; Aruan Duarte Guerra Fonteles de Lima...................................................................

Capítulo 14

O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO NOS CURSOS DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS E SUAS ESTRUTURAS MULTICAMPI: DESAFIOS, CONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS

Graziela Tavares de Souza Reis; Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira..........................................................

Capítulo 15

O DIREITO INTERNACIONAL COMO ENSINADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG

Roberto Luiz Silva .....................................................................................................

Capítulo 16

O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL NAS LIMITAÇÕES DECORRENTES DA PANDEMIA DO COVID-19: BREVE ANÁLISE DO MODELO REMOTO DE AULA EXPOSITIVA DIALOGADA NA PUC-PR – CAMPUS LONDRINA

Joana Stelzer; Rudá Ryuiti Furukita Baptista..........................................................

Capítulo 17

ENSINO E PESQUISA DO DIREITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: DEFICIÊNCIA E CONSEQUÊNCIAS

Juliana Oliveira Domingues; Júlia Marssola............................................................

Capítulo 18

O ENSINO E A PESQUISA EM DIREITO DO MAR E DIREITO MARÍTIMO NAS MAIS RENOMADAS FACULDADES DE DIREITO DO BRASIL

Caio Leal Messias.......................................................................................................

PARTE 3

PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS.................................................

Capítulo 19

MODIFICAÇÃO DA REALIDADE DO ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL NO BRASIL ATRAVÉS DE NOVOS INSTRUMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Antônio Ítalo Hardman............................................................................................

Capítulo 20

A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA EFICÁCIA DO PROBLEM-BASED LEARNING (PBL) NO ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL

Luciano Meneguetti Pereira .......................................................................................

Capítulo 21

O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO NO BRASIL NO SÉCULO XXI: UMA PROPOSTA DE MODELO PARTICIPATIVO E CRÍTICO

Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian ...................................................................

Capítulo 22

ENSINANDO DIREITO INTERNACIONAL: A EXPERIÊNCIA COM O MÉTODO-CASO: AS CORTES SIMULADAS, MOOT COURTS

Cláudio Finkelstein; Clarisse Laupman ....................................................................

Capítulo 23

SIMULAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU: ENSINO E PESQUISA EM DIREITO INTERNACIONAL

Antônio Márcio da Cunha Guimarães.....................................................................

Capítulo 24

O ENSINO DE DIREITO ECONÔMICO INTERNACIONAL: DA ESCOLHA DO MÉTODO DE AULA E DO SEU IMPACTO NA AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO PELOS DISCENTES

Tatiana Cardoso Squeff..............................................................................................

Capítulo 25

O CINEMA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL E DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DISCUSSÃO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR E INTERINSTITUCIONAL NO BRASIL

Joséli Fiorin Gomes.....................................................................................................

Capítulo 26

OS GRUPOS DE PESQUISA EM DIREITO INTERNACIONAL NO CENÁRIO ACADÊMICO BRASILEIRO

Thiago Paluma; Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro..........

Capítulo 27

GRUPO DE ESTUDOS EM DIREITO E ASSUNTOS INTERNACIONAIS (GEDAI): UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA DE ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL NO CEARÁ

Ana Carolina Barbosa Pereira Matos; Tarin Cristino Frota Mont’Alverne.........

Capítulo 29

DESMISTIFICANDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS: UM ENSAIO PRÁTICO E TEÓRICO

Daniela Bucci .............................................................................................................

Capítulo 30

INTERDISCIPLINARIDADE, HORIZONTALIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E PESQUISA EM DIREITO INTERNACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO PORTAL DIREITO INTERNACIONAL SEM FRONTEIRAS (DIsF)

Thiago Giovani Romero; Vinícius Villani Abrantes; Wanda Helena Mendes Muniz Falcão.....................................................................

Queremos saber sua opinião

Produto: DIREITO INTERNACIONAL:

Como você avalia este produto? *

  1 estrela 2 estrelas 3 estrelas 4 estrelas 5 estrelas
Qualidade

Informação Adicional

Subtítulo Ensino e pesquisa no Brasil
ISBN 9786559291342
Autor WAGNER MENEZES E HENRIQUE MARCOS (ORGANIZADORES)
Edição
Ano 2022
Número de páginas 494
Tipo de acabamento Brochura

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged. It was popularised in the 1960s with the release of Letraset sheets containing Lorem Ipsum passages, and more recently with desktop publishing software like Aldus PageMaker including versions of Lorem Ipsum.

Mind