Quando escutamos os assuntos Compliance, LGPD, Gestão de Crises e ESG, a primeira ideia que pode vir à cabeça seria: para que servem tantas siglas ou nomenclaturas de difícil entendimento. Contudo, todos esses temas fazem parte do cotidiano de nossas vidas, mesmo que não tenhamos o conhecimento técnico apropriado. Para as organizações seguir as legislações não é mais nada que uma obrigação, mas, infelizmente, nem todas as seguem. Outras organizações, além de já seguirem as legislações, querem ir mais adiante e contribuir com a sociedade. Afinal, vivemos em um grande condomínio chamado planeta Terra e se não cuidarmos dele as próximas gerações irão sofrer graves consequências. Esse livro irá prover uma série de insights, muitos provocativos, sobre os temas mencionados e espero que possa gerar ainda mais senso crítico para os leitores e para a sociedade.
Sumário
PREFÁCIO………………………………………………………………………………………………… 11
1. Programas de Compliance “Fakes” ……………………………………………………… 13
2. O negacionismo e os Programas de Compliance………………………………… 15
3. Aprendizado pela dor ou pelo amor…………………………………………………… 17
4. Como os programas de Compliance podem ajudar as empresas
a realizar negócios nos Estados Unidos………………………………………………. 19
5. Compliance e empresas familiares………………………………………………………. 21
6. Compliance officers podem sofrer assédio moral?……………………………… 23
7. A importância das investigações nas empresas……………………………………. 27
8. Quais são as principais orientações para que as investigações
sejam bem-feitas?………………………………………………………………………………….. 29
9. Os impactos das modernas formas de corrupção nas democracias…….. 33
10. Como as criptomoedas afetam o combate à lavagem de dinheiro
e o financiamento ao terrorismo, e como os países deveriam agir? ……. 35
11. Como aplicar a ética para melhorar o transporte urbano municipal…. 37
12. O mundo das narrativas e dos fatos……………………………………………………. 39
13. Crises nas empresas……………………………………………………………………………… 41
14. Papel do Comitê de Crise……………………………………………………………………. 45
15. Qual a importância do Comitê de Crise em tempos de coronavírus?… 49
16. Qual a importância do Departamento de Recursos Humanos nos
Comitês de Crise?………………………………………………………………………………… 51
17. Compliance e LGPD: qual a relação? ………………………………………………….. 53
18. Como sua marca quer ser lembrada após o período da pandemia?……. 57
19. Procrastinação como risco para proteção de dados…………………………….. 61
20. Por que temos tantas invasões cibernéticas?………………………………………… 63
21. Existe ética nos ataques de hackers?…………………………………………………….. 65
22. As escolas estão protegendo os dados pessoais dos seus filhos?………….. 67
23. Os danos causados pelas fake news……………………………………………………… 71
24. Fake news e o ambiente corporativo……………………………………………………. 73
25. Consequências das fake news e como a desinformação gera violência.. 75
26. Influenciadores digitais e os riscos envolvidos……………………………………. 77
27. O impacto dos influenciadores digitais na reputação das empresas……… 81
28. Qual o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados na
Black Friday? …………………………………………………………………………………… 83
29. Qual o impacto da LGPD no trabalho remoto? …………………………………. 85
30. Qual o impacto da LGPD nos Departamentos de Recursos Humanos? . 87
31. A esperança brasileira diante dos próximos parâmetros econômicos
e sociais………………………………………………………………………………………………… 91
32. ESG – o novo modismo? …………………………………………………………………….. 95
33. As empresas e o direito a se desconectar……………………………………………… 99
34. O departamento de segurança foi esquecido pela LGPD?…………………… 101
35. LGPD aplicado para os condomínios residenciais ……………………………… 105
36. ESG: A evolução das estruturas regulatórias globais …………………………… 107
37. ESG e o papel fiscalizador da CVM ……………………………………………………. 109
38. Governança como diferencial para iniciativas de meio ambiente
e social …………………………………………………………………………………………………. 111
39. Liderança capacitada, o melhor caminho para o ESG………………………… 113
40. Estamos diante do fim das grandes marcas?……………………………………….. 115
41. Lições que podemos tirar do caso Americanas……………………………………. 117
42. As perguntas sem repostas sobre o caso Americanas…………………………… 119
43. O preconceito é o grande empecilho para o sucesso dos programas
de diversidade e inclusão das empresas no Brasil………………………………………. 121
44. Assédio no Ambiente Corporativo ……………………………………………………… 123
45. Escassez alimentar x mudanças climáticas…………………………………………… 125
46. ESG aplicado ao setor de seguros………………………………………………………… 129
47. A prevenção é a melhor solução para o assédio virtual corporativo…… 131
48. Por que falamos tão pouco sobre saúde mental e assédio?………………….. 133
49. Vamos falar da violência contra a mulher no ambiente corporativo?… 135
50. Pós-pandemia traz conscientização sobre doenças mentais em
ambiente de trabalho …………………………………………………………………………… 139
51. A importância da empatia nas organizações: um esforço do
Compliance e do RH…………………………………………………………………………… 141
52. O que acontece quando a Compliance Officer sofre assédio moral?….. 143
53. Quem é a mulher brasileira? ……………………………………………………………….. 145
54. Nostalgia de voltar ao velho “normal”! ………………………………………………. 149
55. O mundo ficou chato!…………………………………………………………………………. 151
56. Grandes poderes geram grandes responsabilidades……………………………… 153
57. Acolhimento: palavra-chave nos casos de violência contra as mulheres… 155
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