Direito internacional
Ensino e pesquisa no Brasil |
Autor | WAGNER MENEZES E HENRIQUE MARCOS (ORGANIZADORES) |
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ISBN | 9786559291342 |
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Edição | 1ª |
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Ano | 2022 |
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Número de Páginas | 494 |
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Tipo de Acabamento | Brochura |
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Formato | 16x23cm |
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Este livro começou a ser gestado a partir do “Encontro Brasileiro de Professores de Direito Internacional” que ocorreu entre os dias 28 e 29 de junho de 2019, na cidade de Campos do Jordão – São Paulo, sob os auspícios da Academia Brasileira de Direito Internacional – ABDI. A partir de então, vários professores de diferentes partes do país trouxeram suas experiências docentes e se debruçaram na produção de artigos com a finalidade de discutir e debater a pesquisa e o ensino do Direito Internacional no Brasil. O livro foi organizado em três partes: (i) desafios práticos e teóricos, (ii) experiências e análises e (iii) propostas didático-pedagógicas. Ao longo dos capítulos, estas três partes dialogam transversalmente, permitindo uma compreensão aprofundada sobre os diferentes temas que compõem a obra como: as diretrizes curriculares e o ensino do Direito Internacional; a crise do ensino de Direito Internacional; ensino do Direito Internacional e experiência em sala de aula; metodologia de pesquisa e Direito Internacional; o ensino de Direito Internacional durante a pandemia; os congressos de Direito Internacional; o ensino do Direito Internacional Privado; as clínicas de Direitos Humanos; o ensino do Direito do Comércio Internacional; novos modelos do processo de ensino-aprendizagem e o Direito Internacional; metodologias ativas, os estudos de método-caso do Direito Internacional; as competições simuladas e sua importância para o aprendizado de Direito Internacional; o cinema e grupos de pesquisa em Direito Internacional entre outras leituras e abordagens críticas. Trata-se, portanto, de obra que retrata o conhecimento e o esforço de renomados e experientes professores de universidades de todos país e que é instrumento fundamental para pesquisadores que desejam compreender o processo de ensino e pesquisa da disciplina no país, bem como profissionais do ensino superior, professores que poderão conhecer diferentes experiências desenvolvidas em todo país no exercício da pesquisa e do magistério em Direito Internacional, oferecendo, assim, conteúdo com rica leitura e reflexão.
PREFÁCIO DE FRANCISCO REZEK
AUTORES: Ana Carolina Barbosa Pereira Matos ; Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian ; Antônio Ítalo Hardman ; Antônio Márcio da Cunha Guimarães ; Aruan Duarte Guerra Fonteles de Lima ; Augusto Jaeger Junior ; Caio Leal Messias ; Clarisse Laupman ; Claudia Lima Marques ; Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro ; Cláudio Finkelstein ; Clayton Vinicius Pegoraro de Araujo ; Daniela Bucci ; Francisco Rezek ; Graziela Tavares de Souza Reis ; Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira ; Henrique Marcos ; Joana Stelzer ; Joséli Fiorin Gomes ; Júlia Marssola ; Juliana Cristina Vasconcelos Maia ; Juliana Oliveira Domingues ; Leandro Caletti ; Luciano Meneguetti Pereira ; Luís Alexandre Carta Winter ; Maria Creusa de Araújo Borges ; Maria Luiza Baillo Targa ; Mariana Sebalhos Jorge ; Nadia De Araujo ; Natalia Mascarenhas Simões Bentes ; Patricia Ayub Da Costa ; Renata Alvares Gaspar ; Roberto Luiz Silva ; Rudá Ryuiti Furukita Baptista ; Tânia Lobo Muniz ; Tarin Cristino Frota Mont’alverne ; Tatiana Cardoso Squeff ; Thiago Giovani Romero ; Thiago Paluma ; Vinícius Villani Abrantes ; Wagner Menezes ; Wanda Helena Mendes Muniz Falcão ; William Paiva Marques Júnior
Sumário
PREFÁCIO Francisco Rezek……………………………………………………………………………………………..
APRESENTAÇÃO Wagner Menezes; Henrique Marcos…………………………………………………………………
PARTE 1
DESAFIOS PRÁTICOS E TEÓRICOS…………………………………………………..
Capítulo 1
O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL NO BRASIL: APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE DIRETRIZES CURRICULARES
Wagner Menezes ……………………………………………………………………………………………
Capítulo 2
A PERMANENTE CRISE DO ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL NO BRASIL
Luís Alexandre Carta Winter…………………………………………………………………………
Capítulo 3
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL: UM RELATO QUE PARTE DE EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA
Clayton Vinicius Pegoraro de Araujo………………………………………………………………
Capítulo 4
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA METODOLOGIA DO ENSINO JURÍDICO E DA PESQUISA EM DIREITO INTERNACIONAL
William Paiva Marques Junior……………………………………………………………………..
Capítulo 5
O SISTEMA JURÍDICO DE DIREITO INTERNACIONAL EM PERSPECTIVA GLOBAL E HUMANISTA
Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro……………………………….
Capítulo 6
O DIREITO INTERNACIONAL COMO DIREITO À LEI: UMA CRÍTICA
Leandro Caletti; Joana Stelzer………………………………………………………………………..
Capítulo 7
O ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
Augusto Jaeger Junior; Mariana Sebalhos Jorge………………………………………………..
Capítulo 8
O ESTADO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA E O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UMA OBRIGAÇÃO INTERNACIONAL E COMO PARTE DO IUS COGENS
Maria Creusa de Araújo Borges……………………………………………………………………..
PARTE 2
EXPERIÊNCIAS E ANÁLISES………………………………………………………………..
Capítulo 9
OS CONGRESSOS DE DIREITO INTERNACIONAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO ATOR JURÍDICO
Renata Alvares Gaspar………………………………………………………………………………….
Capítulo 10
A RELAÇÃO DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) E O CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO INTERNACIONAL (CBDI): RECÍPROCA DISSEMINAÇÃO DO ENSINO E PESQUISA DO DIREITO INTERNACIONAL
Patricia Ayub da Costa; Tânia Lobo Muniz……………………………………………………
Capítulo 11
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO: A EXPERIÊNCIA DA PUC-RIO E UMA PROPOSTA PARA O FUTURO
Nadia de Araujo…………………………………………………………………………………………..
Capítulo 12
DEMONSTRAÇÃO DA NECESSIDADE DE PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR TURISTA A PARTIR DE PESQUISA REALIZADA NO ÂMBITO DA UFRGS: A PESQUISA NA PRÁTICA
Claudia Lima Marques; Tatiana Cardoso Squeff; Maria Luiza Baillo Targa …………………………………………………………………………….
Capítulo 13
DIREITO INTERNACIONAL DOS IMIGRANTES: APRENDIZADO A PARTIR DE CASOS REAIS ATENDIDOS PELA CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
Natalia Mascarenhas Simões Bentes; Juliana Cristina Vasconcelos Maia; Aruan Duarte Guerra Fonteles de Lima………………………………………………………….
Capítulo 14
O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO NOS CURSOS DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS E SUAS ESTRUTURAS MULTICAMPI: DESAFIOS, CONTROVÉRSIAS E PERSPECTIVAS
Graziela Tavares de Souza Reis; Gustavo Paschoal Teixeira de Castro Oliveira………………………………………………….
Capítulo 15
O DIREITO INTERNACIONAL COMO ENSINADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG
Roberto Luiz Silva ………………………………………………………………………………………..
Capítulo 16
O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL NAS LIMITAÇÕES DECORRENTES DA PANDEMIA DO COVID-19: BREVE ANÁLISE DO MODELO REMOTO DE AULA EXPOSITIVA DIALOGADA NA PUC-PR – CAMPUS LONDRINA
Joana Stelzer; Rudá Ryuiti Furukita Baptista………………………………………………….
Capítulo 17
ENSINO E PESQUISA DO DIREITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: DEFICIÊNCIA E CONSEQUÊNCIAS
Juliana Oliveira Domingues; Júlia Marssola……………………………………………………
Capítulo 18
O ENSINO E A PESQUISA EM DIREITO DO MAR E DIREITO MARÍTIMO NAS MAIS RENOMADAS FACULDADES DE DIREITO DO BRASIL
Caio Leal Messias………………………………………………………………………………………….
PARTE 3
PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS………………………………………….
Capítulo 19
MODIFICAÇÃO DA REALIDADE DO ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL NO BRASIL ATRAVÉS DE NOVOS INSTRUMENTOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Antônio Ítalo Hardman………………………………………………………………………………..
Capítulo 20
A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA EFICÁCIA DO PROBLEM-BASED LEARNING (PBL) NO ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL
Luciano Meneguetti Pereira ……………………………………………………………………………
Capítulo 21
O ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO NO BRASIL NO SÉCULO XXI: UMA PROPOSTA DE MODELO PARTICIPATIVO E CRÍTICO
Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian ………………………………………………………….
Capítulo 22
ENSINANDO DIREITO INTERNACIONAL: A EXPERIÊNCIA COM O MÉTODO-CASO: AS CORTES SIMULADAS, MOOT COURTS
Cláudio Finkelstein; Clarisse Laupman …………………………………………………………..
Capítulo 23
SIMULAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU: ENSINO E PESQUISA EM DIREITO INTERNACIONAL
Antônio Márcio da Cunha Guimarães……………………………………………………………
Capítulo 24
O ENSINO DE DIREITO ECONÔMICO INTERNACIONAL: DA ESCOLHA DO MÉTODO DE AULA E DO SEU IMPACTO NA AQUISIÇÃO DE CONTEÚDO PELOS DISCENTES
Tatiana Cardoso Squeff………………………………………………………………………………….
Capítulo 25
O CINEMA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO DO DIREITO INTERNACIONAL E DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: DISCUSSÃO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR E INTERINSTITUCIONAL NO BRASIL
Joséli Fiorin Gomes………………………………………………………………………………………..
Capítulo 26
OS GRUPOS DE PESQUISA EM DIREITO INTERNACIONAL NO CENÁRIO ACADÊMICO BRASILEIRO
Thiago Paluma; Claudia Regina de Oliveira Magalhães da Silva Loureiro……….
Capítulo 27
GRUPO DE ESTUDOS EM DIREITO E ASSUNTOS INTERNACIONAIS (GEDAI): UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA DE ENSINO DE DIREITO INTERNACIONAL NO CEARÁ
Ana Carolina Barbosa Pereira Matos; Tarin Cristino Frota Mont’Alverne………
Capítulo 29
DESMISTIFICANDO O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DIREITO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS: UM ENSAIO PRÁTICO E TEÓRICO
Daniela Bucci ……………………………………………………………………………………………….
Capítulo 30
INTERDISCIPLINARIDADE, HORIZONTALIZAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO E PESQUISA EM DIREITO INTERNACIONAL: A EXPERIÊNCIA DO PORTAL DIREITO INTERNACIONAL SEM FRONTEIRAS (DIsF)
Thiago Giovani Romero; Vinícius Villani Abrantes; Wanda Helena Mendes Muniz Falcão……………………………………………………………
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