A construção de debates críticos sobre os direitos humanos passa por escolhas metodológicas e abordagens conjugadas. A extensão universitária ocupa um lugar que movimenta os atores e os espaços sociais, culminando na interação entre academia e a comunidade a partir do compartilhamento de saberes. O livro é resultado da consolidação de aproximações de narrativas a partir de estudos, pesquisas e experiências protagonizadas, em sua maioria, por grupos de pesquisa e/ou extensão, o que contribui para dar um tom coletivo não somente para a obra, mas para cada fragmento desta. A partir de diferentes análises, o livro trabalha temas como educação em direitos humanos, educação jurídica popular, pedagogia crítica e sua aplicação no ensino do direito, educação feminista e antirracista no direito e práticas extensionistas nos cursos jurídicos.
ORGANIZADORES: Letícia Virginia Leidens ; Fernanda Andrade Almeida
AUTORES: Agnes Moraes ;Allanis Pedrosa ;Ana Beatriz dos Santos Alves ;Andre Pagani de Souza ;Angbeen A. Mirza ;Beatriz Mendes da Silva Neves ;Bruna Azzari Puga ;Camila Giron ;Catarina Costa Ribeiro ;Charisma X. Howell ;Chiara Galhanone ;Claudia Paiva Carvalho ;Emelly Pereira Riker ;Enzo Bello ;Fernanda Andrade Almeida ;Fernanda Artimos de Oliveira ;Fernando Barbosa ;Gabrieli Pellenz ;Gladstone Leonel Júnior ;Guilherme Muniz de Oliveira ;Guilherme Queiroz ;Ingrid Aguiar Magalhães Oliveira ;Isabella Bichara ;João Ivo Machado Ramalho de Almeida ;João Vitor Corso ;João Vitor de Matos Peixoto ;Josué Alves Gouvêa Filho ;Joyce da Silva Santos ;Julia Ávila Franzoni ;Julia Edviges Florentino Meireles ;Júlia Vasques Ribeiro ;Juliana Mello de Queiroz ;Karen Bianca Plentz ;Lais Naomi Sardelli Samezima ;Larissa Batista Franco ;Laura Ligia Lara Vieira ;Letícia da Silva Diorio ;Letícia Virginia Leidens ;Lindevania Martins ;Luísa de Pinho Valle ;Micheli Piucco ;Nathália Damasceno Victoriano ;Pâmela Roberta Lamim Fusco ;Patricia Grazziotin Noschang ;Pedro Gabriel da Conceição Pereira ;Renata Piroli Mascarello ;Richard L. Roe ;Rodolfo Liberato de Noronha ;Sabrina Cassol ;Sandra Regina Leal ;Sofia Theodoro Reis
Sumário
APRESENTAÇÃO……………………………………………………………………………………… XXI
Capítulo 1
RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO EDUCAÇÃO
EM DIREITOS HUMANOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS
DE MACAÉ/RJ
Letícia Virginia Leidens; Ana Beatriz dos Santos Alves……………………………………. 1
Capítulo 2
MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MACAÉ/RJ
Fernanda Andrade Almeida; Larissa Batista Franco; Laura Ligia Lara Vieira;
Lais Naomi Sardelli Samezima; Júlia Vasques Ribeiro; Emelly Pereira Riker…….. 11
Capítulo 3
MEMORABÍLIAS URBANAS: A LUTA DAS MULHERES DA
CASA ALMERINDA GAMA E A REESCRITA DA RUA
DA CARIOCA
Julia Ávila Franzoni; Claudia Paiva Carvalho; Gabrieli Pellenz;
Agnes Moraes Lopes Gama; Chiara Galhanone……………………………………………….. 19
Capítulo 4
O FUNK COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA
POPULAR: DISSEMINANDO O CONHECIMENTO JURÍDICO
NO PROGRAMA CURUMIM (VOLTA REDONDA/RJ)
Letícia da Silva Diorio………………………………………………………………………………….. 31
Capítulo 5
LATINOS HUMANOS, CULTURA E CRÍTICA JURÍDICA:
UM FESTIVAL PARA EXERCITAR A PEDAGOGIA CRÍTICA
NO ENSINO DO DIREITO
Gladstone Leonel Júnior; Allanis Pedrosa; Camila Giron; Fernando Barbosa;
Guilherme Queiroz; Isabella Bichara; Josué Alves Gouvêa Filho;
Lindevania Martins; Luísa de Pinho Valle……………………………………………………… 45
Capítulo 6
COZINHA SOLIDÁRIA DA LAPA/RJ E PRODUÇÃO SOCIAL
DO DIREITO: A EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
DO CRIDICA/UFF
Enzo Bello; Renata Piroli Mascarello; Fernanda Artimos de Oliveira;
Juliana Mello de Queiroz; Pedro Gabriel da Conceição Pereira;
Sofia Theodoro Reis……………………………………………………………………………………….. 61
Capítulo 7
CONSEQUÊNCIAS DAS PRÁTICAS RACISTAS E XENOFÓBICAS
NAS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO BRASILEIRAS
Patricia Grazziotin Noschang; Micheli Piucco; Karen Bianca Plentz…………………. 75
Capítulo 8
OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE
FEDERAL DO ACRE – UFAC: FORTALECIMENTO DA CIDADANIA
EM TERRITÓRIO AMAZÔNICO
Sabrina Cassol………………………………………………………………………………………………. 83
Capítulo 9
EXPERIÊNCIAS EM STREET LAW: DESENVOLVENDO A
CIDADANIA E A DEMOCRACIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ATRAVÉS DO DIREITO E DA CIÊNCIA
Andre Pagani de Souza; Bruna Azzari Puga; Angbeen A. Mirza;
Charisma X. Howell; Richard L. Roe……………………………………………………………… 95
Capítulo 10
LUTAS SOCIAIS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: A ALDEIA
MARAK’ANÁ E OS CAMELÔS DA PRAÇA NELSON MANDELA
NO RIO DE JANEIRO
Rodolfo Liberato de Noronha; Julia Edviges Florentino Meireles;
Catarina Costa Ribeiro; Guilherme Muniz de Oliveira; Joyce da Silva Santos;
Beatriz Mendes da Silva Neves; Ingrid Aguiar Magalhães Oliveira;
João Vitor de Matos Peixoto…………………………………………………………………………… 105
Capítulo 11
A SEMIÓTICA DO MEDO ENCARADA POR VOLTAIRE:
JEAN CALAS UM ESTUDO DE CASO SOBRE A (IN)TOLERÂNCIA
RELIGIOSA NO SÉCULO XVIII
Sandra Regina Leal; João Vitor Corso…………………………………………………………….. 123
Capítulo 12
TRANSGREDINDO O ENSINO JURÍDICO: UMA LEITURA
DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE DIREITO
A PARTIR DAS OBRAS DE BELL HOOKS
Fernanda Andrade Almeida; João Ivo Machado Ramalho de Almeida;
Larissa Batista Franco; Nathália Damasceno Victoriano;
Pâmela Roberta Lamim Fusco………………………………………………………………………… 135
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.